AMORES MIGRANTES & DESEJOS DE ALTERIDADE

Amores migrantes é o resultado da busca por histórias de encontros, desencontros e, principalmente, de recomeço em terras estrangeiras. Culturas que se encontram, corações que se separam, vidas que se reconstroem juntas. Nos textos a seguir, o leitor encontra algumas linhas sobre pessoas de diferentes culturas que se apaixonaram e que, em algum momento, passaram pelo Brasil ou decidiram ficar por aqui porque a paixão pelo país e sua gente também bateu mais forte.

O objetivo foi elaborar uma narrativa sobre a vida dos casais binacionais e as trocas interculturais suscetíveis de ocorrer nesse tipo de encontro intersubjetivo. Portanto, as histórias são reais, mas os nomes dos protagonistas foram trocados, assim como outras informações pontuais, para preservar a identidade dos entrevistados. Entre os autores, há alunos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como foi o encontro? O casamento teve alguma influência cultural do país de origem do outro? Como é o funcionamento da casa? Sabores, música, roupa, religião, trabalho… Enfim, giro tentou apreender de que modo se dá a troca intercultural entre o casal. E identificar a construção de identidades hifenizadas, em que duas culturas se juntam para se transformar em algo novo, assim como corações apaixonados que se unem para virar um só.

Mohammed ElHajji

Acesse aqui o livro em PDF

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: