[Pesquisas em Andamento]
- Clínica e migração na perspectiva do terapeuta: a prática terapêutica e implicações das políticas publicas migratórias.
MALLARD, Suzana D. S.
Resumo: A partir da clínica com migrantes, mais especificamente com refugiados que buscam um espaço de escuta diante do sofrimento da ordem do trauma, buscamos registrar a percepção dos terapeutas que os acolhem nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é registrar, a partir da palavra de psicólogos, terapeutas e psicanalistas, seus cuidados aos pacientes refugiados. Nesta experiência nossa escuta prioriza a percepção construída e as formas desenvolvidas para lidar com os desafios da ordem das diferenças culturais no setting terapêutico. Em um momento histórico em que assistimos a deslocamentos forçados maciços, a saúde mental volta a ser um tema que mobiliza debates de diferentes áreas de conhecimento. O cenário de acolhimento que cada país é capaz de oferecer a este migrante permite um tipo de experiência específica. Nos propomos refletir sobre as narrativas fruto das experiências de profissionais, psicólogos, psicanalistas e terapeutas que atuam no Brasil e nos Estados Unidos (nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Minneapolis). A partir desses relatos tentamos construir uma discussão com o que emergem em suas narrativas e que aponta diretamente para as políticas publicas migratórias. Esse cenário de acolhimento organizado em torno de políticas publicas ou ate a falta delas que geram estratégias especificas para se lidar com o sofrimento mental. Essa população vítima de diversas formas de violência chega à clínica trazendo demandas que convocam nesse espaço um debate que vai além das possibilidades clínicas do terapeuta. Demandas de uma outra possibilidade de escuta a nível político, social e econômico. Nesse trabalho apresentamos um pouco do cenário brasileiro e da américa do norte, não numa comparação, mas numa discussão de estratégias que foram constadas. No Brasil é somente a partir de 2010 que começam a chegar os refugiados forçados a migrar. Minneapolis é uma cidade que têm um histórico de acolhimento de refugiados para os quais criou inúmeros dispositivos e formas de escuta da experiência dessas populações. Os arranjos clínicos dos terapeutas podem revelar os efeitos dessas políticas denunciando sua ineficiência ou necessidade de adequação como também seus sucessos. Entretanto o objetivo da pesquisa não é o de normatizar estas práticas, mas de entender estas dinâmicas. Na reconstituição dessas experiências clínicas se desenha o interlocutor que é recebido nesse espaço. O que dele aparece é a produção do discurso do terapeuta no qual se revela também a construção deste outro. Nos propomos refletir a respeito das intervenções clínicas que dependendo da escuta possível descrevem uma narrativa particular.
- A comunicação intercultural vai para o Youtube: vlogs de imigrantes no Brasil
AVILA, Otávio C.
Resumo: A tese deste doutorado tem como objeto os canais (Youtube) de estrangeiros que vivem no Brasil e utilizam este espaço virtual como um ambiente de exposição, compartilhamento e negociação de sua identidade migratória, especialmente com o público de sua nova comunidade territorial. Tendo como objetivo compreender como estas produções reconduzem o debate intercultural entre o estrangeiro e o grupo aproximado, como ressaltava Alfred Schütz, o traçado do estudo passará também a) na compreensão das motivações dos utilizarem tal plataforma e, consequentemente, analisar as affordances da mídia social em questão; b) no levantamento das tipologias narrativas apresentadas pelos imigrantes em seus canais do Youtube, assim como o uso do idioma, os personagens/lugares referenciados, convidados e situações cotidianos retratadas; c) na sistematização da continuidade do fluxo comunicativo estabelecido a partir de tais vídeos, considerando os comentários dos usuários e as interações do imigrantes; d) na compreensão do entremeio que habita entre a ghorba (conceito chave na obra de Abdelmalek Sayad) e o regime de visibilidade na construção de narrativas digitais de imigrantes no Brasil em seus canais de Youtube; e) na análise da dimensão comunitária da plataforma, no que diz respeito à luta dos imigrantes por reconhecimento, objetivando o “direito em ter direitos” e a existência de práticas de testemunho atreladas à identidade migratória; f) e a partir das diferenças estabelecidas na narrativa entre estrangeiros e brasileiros, analisar os processos intersubjetivos presentes nas interações e identificações culturais.
[Pesquisas Concluídas]
- Papel da Mídia Comunitária Étnica na Consolidação da Identidade Transnacional dos Imigrantes
ELHAJJI, Mohammed
Resumo: Objetiva-se investigar a correlação entre a proliferação de instâncias e meios tecnológicos de comunicação comunitária étnica nacional e a emergência ou consolidação de espaços identitários transnacionais dos grupos imigrantes no Estado do Rio de Janeiro. Pois, são dezenas de comunidades étnicas, nacionais, culturais e/ou confessionais cuja identidade transnacional se encontra, hoje mais de que nunca, ressaltada e reforçada. Até nas comunidades mais antigas, se observa um movimento de “volta” às origens, “re-produção” de narrativas culturais, étnicas, religiosas ou nacionais diferenciadas e “re-construção” de referenciais mnemônicos supostamente autênticos e originais; cuja finalidade é a enunciação de uma identidade coletiva hifenizada ou transnacional. Mapear essas comunidades, repertoriar seus meios de comunicação comunitária (sites, revistas e jornais locais) e seus hábitos de consumo de mídia étnica (internet e TV por satélite), radiografar as novas modalidades de enunciação de suas identificações e lealdades (língua, credo, militância política), detectar os panos transnacionais de sua identidade (expressões culturais) e avaliar os impactos desse fenômeno na vida social, política e econômica do Estado (tanto em retorno material e simbólico como em conflitos potenciais) são algumas de nossas propostas.
- Casais mistos: afeto e interculturalidade no contexto das migrações transaccionais
GONÇALVES, Catarina
Resumo: O fluxo migratório, a facilidade de comunicação e de locomoção contribuíram para o crescente aumento dos casamentos interculturais, e, consequentemente a formação de novas famílias. A interculturalidade propõe uma forma de construir um novo tecido social e afetivo, respeitando as diversas formas de conceber o mundo entre religião, raça, gênero, geração e nacionalidade. Os casais interculturais simbolizam a união entre o desterritorializado e o territorializado. Partimos do princípio que existe uma integração maior em diferentes níveis. Como mulheres casadas, em contextos transnacionais, negociam valores, visões de mundo, projetos? Definimos que o objetivo deste trabalho é discutir as perspectivas dos registros simbólicos, negociações e apropriações de mulheres de diferentes nacionalidades, dentro de um relacionamento afetivo intercultural. O objeto de estudo são mulheres (três brasileiras e três estrangeiras) casadas com parceiros heteronormativos de diferentes nacionalidades. O trabalho apresenta um referencial teórico-metodológico com base em análise documental e pesquisa qualitativa. O método usado é a entrevista da Sociologia Compreensiva de Jean-Claude Kaufmann (2013). As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise crítica de discurso (FAIRCLOUGH, 2001) e Maria Rocha-Coutinho (1994). Na concepção teórica para compreensão dos fenômenos interculturais envolvidos como tradições familiares, hábitos da culinária, práticas religiosas, entre outros, utilizamos os autores Néstor Canclini (2015), Clifford Geertz (1989) e Alfred Schutz (2010). A consciência em relação aos aspectos interculturais permite uma aproximação necessária para identificar traços subjetivos que interferem no processo de adaptação e integração ao novo espaço social e simbólico.
Palavras-chave: Migrações transnacionais; casais interculturais; afeto; mulheres; interculturalidade.
- Velhos Imigrantes e Novos Estrangeiros na Web Diaspórica
ESCUDERO, Camila
Resumo: Sites, blogs, fóruns, comunidades e páginas próprias inseridas em redes sociais… São vários e notórios os recursos utilizados pelas diásporas ao fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial da Internet. Conhecido como Web diaspórica (ou e-diáspora), esses espaços vem sendo utilizados como um local de reordenamento de experiências e práticas subjetivas de imigrantes transnacionais e demais atores envolvidos no processo migratório, baseados, fundamentalmente, em relações interculturais e multiterritoriais. Analisar como e por que se organiza a Web diaspórica dentro de três nacionalidades específicas (ainda em fase de definição) tendo como pano de fundo as relações entre o velho imigrante e o novo estrangeiro é uma das propostas da pesquisa, intitulada, provisoriamente, “Velhos imigrantes e novos estrangeiros na construção de uma Web diaspórica”. Dois métodos principais de abordagem e estudo deste tema constitui este trabalho: o primeiro, uma análise do discurso como meio de aproximação do objeto, na perspectiva de uma genealogia da Internet; o segundo, a história oral, como fonte de compreensão de um modo de vida de um grupo organizado a partir de fluxos e mediações comunicacionais, que compreende ainda outras relações, como: de poder, de temporalidade (passado e presente), de práticas culturais, entre outras.
- Webdiásporas e Identidades transnacionais: O Imigrantes Sírios e Libaneses no Brasil
CURI, Guilherme
Resumo: O objetivo da pesquisa é a análise do uso das novas tecnologias da informação e comunicação pelos imigrantes sírio-libaneses nas regiões sul e sudeste do Brasil e assim verificar seu papel na construção da identidade diaspórica transnacional dessas comunidades. Para tanto, é preciso realizar um mapeamento d as mídias digitais produzidas por imigrantes e descendentes de sírio-libaneses no País para conferir a existência da chamada webdiáspora. Assim, busca-se verificar como as questões migratórias transnacionais em seus mais diversos sentidos são transformadas em práticas discursivas e simbólicas nestes novos meios de comunicação. Questiona-se o que realmente está em jogo nos processos webdiaspóricos e assim compreender a contemporaneidade através da ótica migratória nas mídias digitais e suas mediações.
- A Negociação de Identidades Transnacionais a partir de Eventos de Consumo de Comida de Rua Étnica
BENAZZI, João Renato
Resumo: A pesquisa debate os processos de identificação e a sociabilidade em ocasiões de interação social onde o consumo de comida e a celebração festiva de comunidades de imigrantes e seus descendentes são o foco central. O foco teórico de análise se prende, por um lado, ao debate entre as perspectivas multicultural e intercultural no ambiente de hibridização cultural latino americano e brasileiro, em particular. O objetivo desta face de análise é compreender em profundidade as formas pelas quais tais comunidades constroem, atualizam e mantém vivo o sentimento de identificação hifenizada – por exemplo, como ítalo-brasileiros – se valendo do engajamento na organização e execução de tais eventos como elemento importante da produção do vínculo sociocultural, afetivo e de pertencimento. Foco complementar de análise se dedica a aprofundar a compreensão de como os processos de planejamento de tais eventos e do consumo de comida a eles associados tanto fornece a ocasião e o contexto para a interação social como, via comunicação, transforma os significados associados a tal processo e a seus participantes. O elemento que se pretende destacar aqui é que o fazer cozinha – a transformação do alimento em comida – é processo essencialmente cultural e significativo como elo de trocas simbólicas e de processos de identificação, através do consumo. Mais do que inescapável nutrição ou objeto de comercialização, a comida se reafirma como objeto valioso para análise de processos de hibridização, de diásporas e de trocas culturais na contemporaneidade.
- Dois Séculos de Imigração no Brasil: Construção da identidade dos Estrangeiros pela Imprensa Local (1822 – 2015)
BARRETO, Gustavo
Resumo: A pesquisa busca investigar o desenvolvimento do discurso sobre o imigrante em pouco menos de dois séculos da História do Brasil (1822-2015) a partir de registros da mídia jornalística impressa circulante no país. A pesquisa se baseia em fontes secundárias (como publicações sobre a História da imprensa no Brasil e artigos técnicos) e primárias (acervos dos Arquivos Históricos e dos jornais e revistas jornalísticas). A escolha por este meio de comunicação se dá pelo fato de que este foi o único que circulou durante todo o período da pesquisa. Os meios não são, destaca-se, unicamente brasileiros, visto que muitas das fontes históricas disponíveis remetem a jornais estrangeiros – ora jornais europeus que circulavam no Brasil, ora publicações elaboradas pelos próprios imigrantes e que acabaram por se tornar referências históricas.O período desta pesquisa é de 1822 a 2015, pelos critérios definidos a seguir. Destaca-se que até 1822, os imigrantes em território brasileiro eram fundamentalmente os portugueses colonizadores, outros europeus em menor número e os escravos, trazidos como mercadoria principalmente da África Subsaariana.
- Mulher, Mulata e Migrante: Representações de uma Tripla Alteridade
ANDRADE, Danúbia
Resumo: A pesquisa propõe uma investigação das modalidades de representação das mulheres brasileiras, negras e migrantes nos jornais da Europa. São analisados jornais franceses, italianos, espanhóis, portugueses e ingleses no objetivo de verificar as variáveis e as constantes destas representações. Os Estudos Críticos do Discurso, formulados pelo linguista Teun van Dijk, nos fornecem a base teórico-metodológica para traçar uma análise do material empírico que conjugue discurso, jornalismo e racismo. No eixo central da pesquisa, estão as questões relativas à representação midiática da alteridade no discurso do jornalismo. Para tanto, um dos conceitos chave é o Paradigma Comunicacional, proposto por Maria Lucília Marcos, que trabalha o conceito de alteridade, de Emmanuel Levinas, a partir de uma perspectiva própria às Ciências da Comunicação e da Informação. Nos interessa entender os limites e as potencialidades do discurso jornalístico ao narrar (ou construir) as alteridades. Visibilidades e invisibilidades em jogo, como também discussões sobre os limites da representação e a disputa por lugares de fala na cultura da mídia.
- Webdiáspora Afro-Lusófona Estudantil no Brasil: Sociabilidade, Solidariedade e Cidadania Comunicativa
COSTA, Leonildo
Resumo: A presente pesquisa pretende mapear a webdiáspora afro-lusófona estudantil no Brasil e analisar as suas funções e implicações em termos de sociabilidade, solidariedade e cidadania comunicativa. Para tanto, é preciso, antes de tudo, delimitar nosso objeto de estudo; identificando e caracterizando a comunidade estudantil afro-lusófona no Brasil. Num segundo momento, será necessário expor e conceituar a noção de webdiáspora. Para, em seguida, mapear e analisar a presença dessa comunidade na web – sites, blogs e redes sociais. Enfim, procederemos à avaliação das principais funções da webdiáspora afro-lusófona estudantil no Brasil: De que modo se dá a sociabilidade dessa comunidade através da web? Quais são as marcas de solidariedade diaspórica pela web? Quais são as principais práticas cidadãs promovidas pelo grupo através da web?
- Rôle des médias ethniques dans la construction d’espaces identitaires transnationaux – Cas des communautés arabo-musulmanes de Rio de Janeiro et de Montréal
ELHAJJI, Mohammed
Resumo: Ce projet consiste à comparer l’usage fait des médias ethniques par les communautés d’origine arabo-musulmane, à Rio de Janeiro et Montréal, dans le but d’édifier leurs espaces identitaires transnationaux. Vu l’impact de la mondialisation et des nouvelles technologies sur les schèmes de représentation symbolique de notre époque, il est certain que ces médias (reçus à travers Internet ou par le biais de récepteurs numériques de TV par satellite) constituent, désormais, la base matérielle des cadres d’identifications des groupes ethniques immigrés. Ils joueraient, dans l’actuel phénomène d’émergence d’espaces identitaires transnationaux, le même rôle que celui de la presse écrite et le roman dans la constitution des communautés nationales (imaginaires dans l’expression de Benedict Anderson) dans le passé. L’intérêt pour cette communauté en particulier s’explique par le fait d’être, probablement, l’un des groupes les plus sensibles á la question névralgique de multiple allégeance et de pluri-appartenance; comme aussi pour son usage paradoxal et conflictuel des nouvelles technologies et des médias transnationaux. Complexité empirique susceptible de mettre à l’épreuve, de façon dramatique, nos postulats théoriques, de dévoiler les inclinations tendancielles de l’actuelle configuration techno-médiatique et de suggérer des stratégies inédites de gestion de la diversité ethnico-culturelle. Il est certain, d’autre part, que le choix des contextes carioca et montréalais servira de parallèle pour l’appréhension des différences et des ressemblances historiques entre les deux sociétés, de paramètre pour d’éventuels échanges d’expériences en matière de politiques culturelles et médiatiques, de motif de rapprochement entre les chercheurs des “deux rives” et de point d’ancrage des études canadiennes au Brésil.
Palavras-chave: Diaspora maghrébine; Médias transnationaux; Interulturel.
- Etnicidade, Migração e Comunicação: Etnopaisagens Transculturais e Negociação de Pertencimentos
ZANFORLIN, Sofia
Resumo:Se no passado o pertencimento de imigrantes era negociado a partir do viés da assimilação, hoje, os grupos preferem muito mais reiterar sua cultura e seus laços originais num processo constante de negociação e interlocução com a cultura do local em que passam a constituir suas novas vidas. Para desenvolver a nossa análise, nos concentramos na feira Kantuta, em São Paulo, reduto da comunidade boliviana, e no Corredor da Central, no Rio de Janeiro, onde se dava o encontro dos migrantes africanos. Assim, a relação de negociação do pertencimento nas comunidades de imigrantes está atrelada a uma sociabilidade espacial, onde as etnopaisagens se confirmam como o lugar de troca e construção de redes e contatos entre conterrâneos e à sociedade a qual procuram se inserir. É perceber a praça, ou o corredor, como lugar de diversão familiar e entre amigos, como o lugar da elaboração e renovação de vínculos, a busca por trabalho, a busca por pertencer.
Palavras-chave: Comunicação; Etnicidade; Migração; Cultura; Sociabilidade.
- Imprensa de Comunidades Imigrantes de São Paulo e Identidade
ESCUDERO, Camila
Resumo: Entre os veículos impressos voltados para colônias de imigrantes em circulação na cidade de São Paulo, atualmente (2005/2006), estão Mundo Lusíada (português) e Alborada (espanhol). Identificar se estes dois jornais trazem em seu conteúdo, predominantemente, assuntos que favorecem a aculturação e assimilação do estrangeiro no território receptor ou a preservação de sua identidade cultural foi o principal objetivo deste trabalho, além de apurar as características editoriais e averiguar se a relação com a comunidade em questão não é apenas uma estratégia mercadológica. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, mapeamento das principais publicações voltadas para imigrantes que circulam na capital paulista e, sobretudo, em análise de conteúdo de 12 edições do Mundo Lusíada e 11 de Alborada. Entre os resultados observados destaca-se que o conteúdo de ambos os títulos fornece elementos que propiciam um contato direto com as raízes desses grupos. Este demonstra elementos que permeiam a memória coletiva dos imigrantes luso e hispânico que vieram para o Brasil há mais de um século — independentemente de essa identidade ser real. Mundo Lusíada, apesar de ser um veículo voltado para a comunidade luso-brasileira é segmentado, uma vez que, entre outros fatores, se utiliza de estrutura comercial de uma micro empresa. Já Alborada pode ser considerado comunitário no sentido de servir à comunidade atendida pela Sociedade Hispano Brasileira – SHB (que o mantém) — embora este caráter esteja mudando. Com relação a aspectos jornalísticos verificados nos dois jornais, estes se assemelham aos da pequena imprensa, numa mistura de amadorismo e fonte de status. No entanto, ambos têm papel relevante no fortalecimento dos laços de amizade, culturais e união dos envolvidos, bem como na celebração de suas origens.
Palavras-chave: imprensa imigrante, jornais de colônia, mídia comunitária, comunicação e identidade.